image001

 Com formato totalmente virtual, 21ª edição da Semuni acontecerá entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro

O Decanato de Extensão divulgou, nesta segunda (5), o edital do Programa Especial Semana Universitária, edição 2021. O objetivo é apoiar a participação das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade de Brasília (UnB) na 21ª edição da Semuni, que será realizada entre 27 de setembro e 1º de outubro. A Semana Universitária terá como tema central o centenário de Paulo Freire.

“A ideia é que possamos discutir o seu legado para a educação brasileira e para o mundo, sob as mais diversas perspectivas”, conta o professor Alexandre Pilati, diretor técnico de extensão. “No caso específico da extensão, Paulo Freire é importante pela sua contribuição com a clássica obra Extensão ou comunicação, que certamente será discutida durante a Semuni”.

Pela segunda vez, o formato das atividades será totalmente virtual. Diferente da edição passada, as propostas serão feitas diretamente por docentes e técnicos da universidade, e devem ser cadastradas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), módulo Extensão, disponível em https://sig.unb.br/sigaa.

“As ações continuam a ser articuladas em torno do projeto das Unidades, que é o grande diferencial do Programa Especial Semana Universitária”, explica Pilati. “Apenas foi modificado o modelo de submissão das propostas no SIGAA para melhorar o fluxo de controle das propostas. As Unidades irão articular os seus projetos e os cadastros individuais das ações serão feitos pelo proponentes coordenadores, sejam técnicos ou docentes”.

Os estudantes e a comunidade externa também podem propor atividades, embora elas devam ser coordenadas por docentes. As atividades propostas por técnicos administrativos deverão ser autorizadas pela chefia do setor.

As propostas de atividades deverão ser apresentadas às unidades, por meio de formulário disponibilizado pela coordenação de extensão, até 14 de maio. Depois, a coordenação de extensão deve emitir as autorizações e entregá-las aos docentes até o dia 21 de maio. Por fim, os docentes devem cadastrar suas propostas até 2 de julho.

O manual de utilização do SIGAA poderá ser consultado no link. Dúvidas quanto ao cadastramento de atividades podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Bolsistas – Para apoiar as ações de extensão propostas pelas unidades, o DEX disponibilizará recursos por meio de bolsas. Cada projeto receberá entre duas e quatro bolsas de extensão, dependendo da quantidade de ações institucionalizadas no Sistema de Extensão ao longo de 2020, incluindo a Semana Universitária 2020.

A seleção de bolsistas que atuarão no planejamento, organização, execução e difusão das atividades da Semuni será realizada pelo DEX por meio de chamada pública. O DEX também vai oferecer programa de formação aos bolsistas.

Formato virtual – Para a Semana Universitária da UnB 2021, serão aceitos dois tipos de ações: gravadas e transmissões ao vivo. Nas gravadas, os proponentes serão responsáveis por capturar, editar e publicar os vídeos produzidos em canal próprio no YouTube. Os vídeos enviados serão organizados em playlists criadas no canal da Extensão UnB no YouTube e comporão a programação final da Semana Universitária da UnB. Já na submissão das propostas, deve ser incluído o link do vídeo e indicada a área temática da ação.

Já nas transmissões ao vivo, os proponentes, junto à sua equipe, serão responsáveis por organizar previamente as ações e executá-las na data agendada para o período da Semana Universitária UnB 2020. As atividades devem ser realizadas na plataforma StreamYard, e serão retransmitidas via canal da Extensão UnB, no YouTube.

Os formatos da Mostra de Cursos e do Congresso de Iniciação Científica serão definidos e divulgados pelo DEG e pelo DPG, respectivamente. As datas e formatos do Encontro de Estudantes Extensionistas serão divulgadas posteriormente pelo DEX.

“A expectativa é que este ano tenhamos um conjunto expressivo de ações, apesar de todas as dificuldades decorrentes da pandemia e da necessidade de trabalho remoto”, afirma Pilati. “Teremos um ambiente já conhecido e ferramentas que já conhecemos, por isso, acreditamos que haverá mais tranquilidade e ainda mais qualidade na produção, execução e avaliação das diversas ações”.

Datas importantes:


Prazo máximo para cadastro das propostas no SIGAA pelos docentes e técnicos: 02/07/2021
Divulgação da programação e inscrições online de público: 01/09/2021
Abertura Oficial da Semana: 27/09/2021

http://www.dex.unb.br/semanauniversitariaunb

Fonte: Decanato de Extensão