A Professora Ana Abreu está com inscrições abertas para o projeto "Educação em Contextos Culturais: museus e intersubjetividades".

Esta proposta de projeto de extensão pretende produzir conhecimento acerca do fazer museal e do fazer patrimonial por meio do aprimoramento e adensamento de pesquisas e reflexões acerca dos processos educacionais nos diferentes contextos culturais existentes no Distrito Federal, buscando identificar os limites e as perspectivas de experiências educacionais em instituições museais. A perspectiva apresentada para este edital de 2023 é desenvolver pesquisas, ancoradas na reflexão proveniente da bibliografia sistematizada e das atividades de extensão que viabilizem a elaboração de propostas de mediação para os espaços museais vinculados à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal (SECEC-DF).

A reflexão, o aprimoramento e adensamento de processos educacionais em contextos culturais serão o objetivo final de nossas ações ao longo deste projeto de extensão.A expectativa é que as propostas de mediação elaboradas e executadas possam contribuir para (1) a reflexão dos sujeitos envolvidos no processo de mediação nos museus do GDF, (2) a constituição de processos de gestão de memória e construção identitária, (3) a ampliação do conhecimento sobre os diferentes espaços museais subordinados ao GDF, (4) um maior conhecimento sobre a natureza dos processos pedagógicos em instituições museais, (5) um maior conhecimento acerca das perspectivas e expectativas de docentes e discentes das redes pública e privada do DF em relação aos equipamentos museais, (6) a percepção das potencialidades dos espaços museais do GDF, o aprimoramento da prática pedagógica nos museus, (7) a introdução dos alunos da UnB no universo da pesquisa acadêmica na relação com a atividade de extensão ou, para aqueles que já tiverem tido essas experiências, ofertar uma outra oportunidade de pesquisa associada à extensão universitária e (8) maior aproximação da Universidade de Brasília, como instituição federal de ensino superior, com os diferentes segmentos da Educação Básica.

Estudantes interessados podem procurar pelo projeto diretamente no SIGAA e realizar a inscrição até dia 22/03/2023.

Mais informações sobre o projeto podem ser solicitadas no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.